Seguidores

segunda-feira, 1 de março de 2010

Aula de Ensino Religioso - Dinâmica do barco





Levar para aula em papel cartão azul, um cartaz com uma paisagem reproduzida, onde tenha desenhado um mar com diversas ondas.O mar representa a vida. Os alunos irão produzir em folhas sulfite coloridas pequenos barcos em dobradura, pintarem, enfeitarem o barco que os representarão (eles são os barcos!). Deverão escrever no barco seus nomes, a religião a qual pertencem, e uma palavra que os defina. O cartaz deve ser fixado na sala de aula. Os barquinhos (os alunos!) irão lançar - se ao mar (colar o barco no mar). Todos os barcos se lançarão ao mar (a vida). Alguns navegarão mais próximos uns aos outros (pertencerão a mesma religião), já outros navegarão mais afastados (pertencerão a diferentes religiões), porém para a calmaria do mar (da vida e da convivencia em sociedade), é necesário que exista respeito entre os barcos (respeito entre as religiões), tendo em vista que cada um deve preservar sua individualidade (cada barco é único), mas sempre levando em conta os barcos que navegam pelo mesmo mar (a vida), ao seu redor. Mesmo os que navegam próximos (pertencem as mesmas religiões) são únicos, e portanto, navegam em busca de rotas diferentes (memo pertencendo a mesma religião, buscam finalidades diferentes, assim como compreendem a religião de maneira diferente também).

* Contextualizar tudo isso aos alunos, como meio de compreenderem as distinções e analogias entre as manifestações religiosas existentes no mundo.

2 comentários:

Ercilia disse...

Muito interessante ficou esta dinâmica em se tratando dos barquinhos... De fato, nos mares da vida o ser humano busca uma religião que o faça se relacionar com o transcendente... trabalhar com dinâmica ajuda a melhor compreender o tema... Adorei. Abraços.
Prof. Maria Ercilia - também de ER.

Celina Missura disse...

Gostei do seu blog. Continue postando suas dinâmicas. Aulas de ensino religioso é muito dificil, então as dinâmicas são instrumentos para transmitirmos a mensagem. Parabéns